Ter um jardim bonito e bem cuidado é o desejo de todos aqueles que possuem esse espaço em casa. Mas, para que ele fique realmente belo, é necessário preocupar-se, antes de tudo, com a grama que cobre toda a área.
Um gramado verdinho, aparado e bem cuidado é fundamental para a saúde e beleza do seu jardim. E para que ele fique sempre bonito e vistoso, é necessário tomar alguns cuidados que vão desde a escolha da grama até as manutenções regulares. Confira!
1. Escolha o tipo de grama mais adequado
Existem diversos tipos de gramas e cada uma necessita de cuidados específicos.
Para saber qual é o tipo mais adequado para a sua casa, é preciso considerar alguns aspectos, como clima, tipo de solo e o uso que você pretende atribuir ao gramado.
2. Cuidados durante o plantio
Depois de providenciar o tipo de grama mais adequado, é hora de preparar o solo para realizar o plantio.
O primeiro passo é eliminar todo e qualquer elemento que possa estar obstruindo a superfície do solo, como pedras, entulhos, restos de cimento e outros obstáculos presentes na área. Também é fundamental fazer a erradicação de possíveis ervas daninhas.
Outra questão muito importante, é realizar a adubação do terreno, para garantir o bom enraizamento do gramado e a rápida formação de novas folhas.
Para iniciar o plantio, deve-se molhar o solo para facilitar o enraizamento das placas de grama. É recomendável plantar uma ao lado da outra, visando minimizar ao máximo o espaço entre as placas.
Durante o período de adaptação — aproximadamente 7 dias — regue a grama diariamente ao entardecer, quando o sol estiver mais fraco. Esse cuidado é essencial para evitar que as folhas sejam queimadas.
3. Manutenção
Para manter o seu gramado sempre bonito e saudável, é necessário cumprir uma rotina de manutenções frequentes.
Veja quais são os cuidados que devem ser tomados:
4. Poda
Podar o gramado regularmente é fundamental para mantê-lo saudável. Afinal, a poda fortalece o crescimento da grama e previne o abafamento causado pelo crescimento irregular.
Mas é preciso ter muito cuidado para não cortar a grama em excesso. Isso porque, quando muito curta, a grama tende a ficar mais fraca, contribuindo para o desenvolvimento de ervas daninhas e ficando mais suscetível ao surgimento de doenças e ataques de pragas.
O ideal é não deixar abaixo de 3 cm.
5. Irrigação
A irrigação é um dos fatores mais importantes para garantir a saúde do seu gramado. Mas, afinal, como saber com que frequência ela deve ser realizada?
A necessidade de água depende de fatores como o escoamento do solo e o clima da região. Entretanto, de uma maneira geral, a grama deve ser regada antes que o solo fique completamente seco e, de preferência, pela manhã.
Porém, em dias muito quentes, também é indicado regar no final da tarde ou durante a noite.6.
6. Equipamentos necessários
Ter os equipamentos certos em mãos contribui (e muito!) para a saúde do gramado, afinal, eles são essenciais na hora do plantio e para realizar as manutenções regulares.
Veja a lista de equipamentos necessários para cuidar da grama:
Agora que você já sabe como cuidar da grama adequadamente, acesse o nosso site e confira as opções que nós temos para você!