Seja dentro de casa ou no jardim, as plantas fazem toda a diferença para a beleza do lar! Mas, com a chegada da estação mais quente do ano, os cuidados com plantas são ainda mais importantes, já que o calor intenso pode ser prejudicial a elas.
No verão, as pragas costumam atacar e é preciso ter atenção ao vento, às chuvas e, claro, ao sol forte. Além disso, cuidados com a rega e a poda são essenciais para que as plantas possam se desenvolver com saúde e beleza.
Um dos principais cuidados com as plantas na estação mais quente do ano é em relação à rega. Essa é uma época em que a irrigação deve ser feita com mais frequência, já que o calor intenso faz com que a água evapore rapidamente.
Uma boa dica é colocar o dedo na terra e ver se ela está úmida ou não. Se estiver seca, é sinal de que é preciso regá-la, mas lembre-se de fazer isso devagar, para controlar o fluxo de água.
O ideal é regar o vaso de plantas sempre nas primeiras horas da manhã ou no fim da tarde, quando o sol não está tão forte e as plantas conseguem absorver melhor a água. Tenha cuidado também para não molhar as folhas e expô-las ao sol imediatamente, pois isso pode causar manchas.
A poda também é necessária, principalmente quando se trata de plantas ornamentais. O clima quente e a umidade do verão criam o ambiente perfeito para o aparecimento de pragas, por isso é preciso ficar atento aos sinais da presença de insetos, fungos e doenças.
Se eles aparecerem, retire galhos e folhas secas e identifique a praga que está causando o problema, para então encontrar a solução ideal – que pode ser uma armadilha caseira para insetos ou mesmo o uso de defensivos específicos.
Vale lembrar que, com a chegada do verão, a posição do sol muda. Dessa forma, é essencial também mudar as plantas de posição para que elas tenham todas as necessidades atendidas.
Para manter todos estes cuidados com as plantas para jardim ou com as que ficam dentro de casa, você vai precisar de algumas ferramentas para jardinagem, como enxadas, pás e ancinhos para preparar a terra, vassoura e rastelo para limpar o terreno ou o vaso, além de tesouras de poda.
As plantas para apartamento ou casa requerem uma atenção especial, por estarem em ambientes internos, mas também são capazes de deixar seu lar ainda mais bonito!
Uma tendência que tem conquistado cada vez mais pessoas é o jardim vertical, que oferece frescor e contribui para o conforto térmico dos espaços. Isso tudo, é claro, com muita beleza e a possibilidade de harmonizar com vários tipos de pisos e revestimentos.
Os revestimentos em tons de verde, por exemplo, combinam perfeitamente com o jardim vertical, assim como os pisos em textura amadeirada ou que trazem elementos da natureza, como pedras naturais, e dão um toque especial ao jardim interno.
As plantas para jardim vertical também são uma escolha importante. Folhagens costumam ser as grandes estrelas desse tipo de jardim, como asplênios e as clássicas samambaias, que se estendem pela superfície. Além destas, as flores também fazem sucesso neste tipo de estrutura.
Mas não é só no jardim vertical que as plantas ganham destaque dentro de casa. Elas podem fazer parte de diversos cômodos, como o banheiro, por exemplo. Nessa área, é fundamental ter cuidado com a umidade e com a baixa iluminação natural, além de investir em pisos e revestimentos que valorizem a decoração.
Por isso, vale escolher plantas para banheiro que não necessitem de muita luz e que se adaptem à umidade, como espada-de-são-jorge, cacto e violeta. Prefira também plantas que já estejam bem desenvolvidas, em vez de mudas.
Já na sala e nos quartos, os vasos decorativos para plantas deixam os cômodos incríveis! Flores como orquídeas, begônias e bromélias dão cor aos espaços, enquanto folhagens oferecem sensação de frescor e tranquilidade.
Texto extraído do site: https://archtrends.com/blog/principais-cuidados-com-as-plantas-no-verao/